Pular para o conteúdo principal

Stop Loss

 O conceito de stop loss normalmente é ensinado da seguinte maneira por muitos traders, vencedores ou não, de que você deve sair do mercado caso sua stake esteja dando X% de prejuízo. Já vi muita gente dizer o seguinte: “faça back a tal time na odd tal e espere ele fazer o gol, mas se não o fizer, saia com 30% de stop loss e você terá dinheiro garantido no longo prazo”. O conceito de garantir dinheiro no longo prazo com o stop loss está certíssimo, porém a maneira de executá-lo está completamente equivocada.


No post anterior, expliquei com dados estatísticos, o que aconteceria se fizéssemos back a um time favorito jogando em casa com odds entre 1.50 e 2.20. Teríamos um saldo positivo de aproximadamente 7 stakes em 100 operações. Mas há um pequeno detalhe que escapa à visão das pessoas: o que fazer quando não acontece gol nenhum na partida, pelo menos até os 30 minutos do primeiro tempo?


Durante esses 30 minutos a odd do time favorito pode sofrer ajustes. E como ela sofre ajustes? De duas maneiras: ajuste por tempo e ajuste por jogo. Explicarei cada uma dessas maneiras.


Ajuste por tempo


O ajuste por tempo é bem fácil de explicar, quanto mais o tempo passa, mais a odd tem que se mexer: se estiver a favor do tempo, ela vai em direção ao valor 1.00; se estiver contra o tempo, ela tem que subir pra 1000. Mas esse ajuste não acontece todo o tempo, pois o jogo tem 90 minutos mais acréscimos para acontecer muita coisa. Normalmente, a odd começa a se mover por ajuste de tempo na segunda etapa. Na primeira, o que acontece é o chamado ajuste de jogo, que explicarei na sequência.


Ajuste de jogo


No post anterior expliquei sobre controle do trading e tem tudo a ver com ajuste de jogo. Ajuste de jogo é o ajuste que acontece em virtude dos acontecimentos da partida. Usando o exemplo de antes, se o mercado precifica que o Flamengo é favorito contra o São Paulo com odds de 1.90, o que ele espera do comportamento do Flamengo? Ele espera que o Flamengo tenha uma certa dificuldade, mas que comande as ações do jogo, que domine a partida, mesmo que não seja uma dominância extrema. Porém, se o Flamengo passar a massacrar o São Paulo desde o início do jogo, não deixando o adversário respirar, o mercado vai entender que precificou errado e vai fazer essa odd do Flamengo baixar rapidamente. A mesma coisa se o São Paulo tomar as ações da partida e dominar o Flamengo, neste caso haverá o ajuste da odd do Flamengo pra cima e a do São Paulo irá cair ou pelo menos não subir por um bom tempo.


Então onde entra o stop loss nessa bagunça toda? Vamos fazer alguns cálculos que nos ajudarão a entender melhor como calcular o nosso stop loss.


No nosso estudo, o favorito marcava o primeiro gol da partida antes dos 30 minutos em 32.10% e a zebra, em 18.65%. O 0x0, obviamente, acontece em 49.25%.


Fazendo back ao favorito nós iríamos ganhar, num espaço de 100 jogos, $1624,80 e perderíamos, no gol da zebra, $932,50, tendo um saldo positivo de $692,30, ou 6,9 stakes de lucro. Entretanto, para termos lucro no longo prazo, temos que dividir esse valor restante com o percentual de jogos em que ficou 0x0 até os 30 minutos.


692,30/49,25 = 14,05

Esse valor de 14,05 é o nosso stop loss. Então, seguindo essa metodologia podemos perder até 14,05% do nosso capital por causa de ajuste de jogo. 

 

Mas se perdermos este valor em cada 0x0 até os 30 minutos, iremos trocar dinheiro com o mercado, ou seja, sairemos sem lucrar nem perder. Para ganharmos de fato teremos que fazer um ajuste nessa porcentagem, mas essa explicação vai ficar pro próximo post.


Um abraço!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Over 0.5 FT - Como potencializar seus ganhos - Parte 1

 Vamos agora tratar de uma operação técnica, porém bastante lucrativa se for bem aplicada. Todos os dias temos dezenas de jogos e diversas oportunidades podem surgir no mercado. Não sou daqueles a favor de se fazer 4, 5 jogos, alcançar a meta e parar. Minha meta é parar quando não houver mais oportunidades e estas surgem ao redor de um dia de trabalho, basta estar atento.  Quer dizer então que eu entro em todo e qualquer jogo, já que sair um gol é muito fácil? Não, nunca que eu vou fazer isso, pois as casas de apostas precificam muito bem e sempre vão ganhar no longo prazo. Eu tenho que ser mais esperto do que elas e tentar tirar uma fatia do bolo oferecido com uma análise aprofundada e com algum erro na colocação das odds por parte delas. A primeira coisa que eu faço é verificar a incidência de over 0.5 dos dois times no campeonato e que este tenha tido pelo menos 6 rodadas, ou seja, 3 em casa e 3 fora. Nesta análise, procuro os times que tiveram mais 95% de over 0.5 no total e no fat

Controle do trading

  Quem aqui já ouviu falar em controle do trading? Controlar o trading significa ficar exposto no mercado, em uma posição, e a sua odd não sofrer desvalorização, muitas vezes, até valorizando sem que nada específico (gol) aconteça. Mazinho, é possível isso acontecer? A odd não vai desvalorizar com o passar do tempo? As respostas a essas perguntas virão logo a seguir. Um dos mercados onde se é mais nítido o controle do tempo é o de Match Odds ou Resultado Final, na Betfair em português. Vamos dizer que vamos trabalhar um jogo do Campeonato Brasileiro da Série A, um Flamengo x São Paulo. As odds do Flamengo começam em 1.90 e as do São Paulo em 4.50. Após analisarmos o jogo, vemos que o Flamengo é favorito para vencer a partida. Então, fazemos um back Flamengo e vamos pro jogo. Com o passar do tempo, se o Flamengo estiver melhor e confirmando o favoritismo, essa odd vai oscilar muito pouco. Se o Flamengo estiver pressionando o São Paulo, com marcação alta, ficando com a s

Over 0.5 FT - Como potencializar seus ganhos - Parte 2

Como apostar no Over 0.5 FT e ter ROI positivo garantido No post anterior expliquei como analisar o over 0.5 FT e os critérios para eu entrar no mercado. Agora irei explicar as duas maneiras que eu faço para potencializar os meus lucros. Se você tiver algum grupo de tips ou recebe tips em algum aplicativo ou coisa assim, pode usar elas e fazer as entradas conforme eu digo e você terá lucros consistentes. 1ª Maneira: A primeira forma de fazer as entradas é fracionando em 4 partes a stake e ficando no mercado até os 80 minutos, saindo com um red de metade da stake total. Quando faço dessa forma, uso uma stake cheia de 2% da minha banca (A gestão você é quem escolhe, mas eu me sinto confortável com essa) e aceito como perda 1% da minha banca, ou seja, metade da stake cheia com que entro no mercado. Se você tem uma banca de $1000, a stake cheia ficaria em $20 com uma perda máxima em torno de $10 (isso varia bastante por causa da odd no minuto 80, mas sempre vai ser algo próximo à metade da